A ideia de criação do grupo veio para a socialização das inquietações que acometem esses pais e tentar sossegá-los. O que, de alguma maneira - e com sucesso – está ocorrendo entre a comunidade latina aqui em Santa Barbara, Califórnia. É muito gratificante ver como os pais crescem em conjunto, dividindo suas duvidas, angústias, êxitos e procurando compreender o autismo para, a partir desse conhecimento, se relacionar melhor com seus filhos.
Em nossos encontros, aos sábados, usamos a seguinte metodologia: escolhemos um tema que está diretamente relacionado aos interesses das crianças – e com o qual elas se sentem completamente confortáveis para interagir com os outros participantes. É importante frisar que essa interação acontece num ambiente bastante acolhedor.
Relatarei agora a experiência de um grupo que já se percebe enquanto corpo e mente. São quatro crianças com no máximo cinco anos e que possuem acomodações semelhantes. Elas estão dentro do processo terapêutico desde os três anos de idade.
Nessa sessão, realizada com o propósito de celebrar o aniversário de Thomas Trem, colocamos um anúncio na porta avisando da festa. Quando as crianças chegaram, encontraram um cartaz no corredor, com uma frase escrita em letras grandes, comentando a respeito do aniversario. A sala foi decorada de modo a propiciar o trabalho em conjunto com o objetivo de facilitar a montagem dos trilhos. No desenrolar da sessão, foi muito interessante observar os pais construindo em conjunto com os filhos todo o cenário. Vale ressaltar que muitas dessas crianças sofrem de ansiedade e que o processo de encaixe dos trilhos acomoda a emoção. Lembro, também, que qualquer situação que remeta a emoção é tudo que uma criança autista tenta evitar. Toda a sessão foi exitosa. Não houve qualquer problema de transição, cada participante se acomodou num personagem sem qualquer resistencia. Para nós terapeutas as metas foram alcançadas: interação, socialização, integração sensorial e trabalho em família. O objetivo central dessa sessão foi mostrar aos pais que se faz necessário um plano de ação para obter as metas e que esse plano pode vir acompanhado de muita alegria e satisfação.
Por: Patrícia Piacentini
Nenhum comentário:
Postar um comentário