domingo, 1 de maio de 2011

O Mundo Sensorial


Atividades Sensoriais

Vestibular

Calmante                                                                             Estimulante
Movimento lento, rítmico, previsível, repetitivo e linear
Movimento rápido, sem ritmo, não previsível
Exemplos:
Exemplos:
Movendo lentamente no cavalinho
Saltando em um trampolim
Movendo suave e ritmicamente
Movimentos rotatórios e com oscilação

Proprioceptivo

Calmante:
Pressão moderada ou forte sobre uma grande área do corpo

Exemplos:
Atividades de trabalho pesado: empurrando, desencaixando, levantando ou carregando objetos pesados;
Envolver a criança com o próprio corpo ou com uma almofada;
usar material resistente com as mãos, como argila;
Pressionar as articulações dos ombros, do pescoço, da coluna e das ancas;
 Abraçando bichinhos de pelúcia.


Tátil

Calmante                                                                             Estimulante 
Pressionar lenta, previsível e profundamente a pele
Toques imprevisíveis, rápidos e suaves
Exemplos
Exemplos
Massagear lentamente
Carícias suaves
Carícias lentas e num mesmo sentido
Fazer círculos sobre a pele da criança

                                                                                  

Visual

Calmante                                                                      Estimulante
Pouca iluminação ou luz natural
Muita iluminação e cores fortes
Cores escuras e tons pastéis
Desenhos contrastantes
Ambientes pequenos, fechados e bem delimitados, sem bagunça
Espaços amplos, sem limites, complicados e desorganizados
Exemplos
Exemplos
Trabalhar em um quarto pequeno
Trabalhar em uma área ensolarada
Brincar em um esconderijo
Muitas fotos e objetos nas paredes
Apresentar materiais com um único estímulo
Muitos materiais e muitos estímulos simultaneamente


Auditivo

Calmante                                                                             Estimulante
Sons baixos e ritmados
Sons altos
Exemplos:
Exemplos:
Musica com batida do coração
Música com batidas fortes
Canções infantis
Canções líricas
Música suave
Barulhos inesperados
Pouco barulho de fundo
Barulho de crianças brincando

Oral:

Calmante                                                                             Estimulante
Sabores doces ou pouco salgados
Sabores ácidos, picantes e amargos
Temperatura morna
Temperaturas quentes e frias
Textura lisa
Superfícies mastigáveis, duras ou irregulares
Chupar, soprar, morder ou mastigar
Mastigar fortemente ou lamber

Nenhum comentário:

Quem está brincando, você ou a criança?

Quem está brincando, você ou a criança? Os interesses da criança são a chave e é assim que tudo se inicia no Floortime, componente do m...