sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Desenvolvimento



Não podemos mais ensinar as nossas crianças nos modelos antigos, particularmente crianças com necessidades especiais e que tenham problemas no processamento. Isso significa que não só vamos trabalhar relações com as crianças, vamos também trabalhar no contexto familiar.
Os modelos de desenvolvimento validam as crianças aonde elas estão, e compreendem que as habilidades são desafiadas por razões motoras, sensoriais e de processamento.
Pra nós DIR, se faz necessário uma avaliação aonde traçamos um plano de ação, dentro da necessidade da criança, que envolva a família na interação de trazer essa criança para seu ambiente emocional, social e cognitivo.
Muitas das crianças que vejo, na minha prática, são vitrines de planos que elas não alcançam e que geram frustações diárias, lendo-as a déficits emocionais, que muitas vezes vão ser responsáveis por inúmeras estereotipias e isolamento, e quando não a “depressão”.
Outro fator importante, que devemos ressaltar no tratamento do autismo é a importância da explicação científica do que fazemos. Para os pais é de extrema importância esse feedback, para que eles possam dar continuidade ao tratamento em seu ambiente familiar, estimulando de forma positiva às ações e conquistas.
Muitas das crianças não reagem apropriadamente ao tratamento sem os pais, que são a base emocional delas. Outras crianças vivem em seu mundo isolado, em que os pais não chegaram ainda. Então acredito que cabe a nós terapeutas abrir essa possibilidade de integração e participação dos pais, para que esse mundo seja de mais troca. No meu ponto de vista, essas crianças precisam dessa validação emocional, e temos indícios científicos que são bem mais importantes que qualquer intervenção cognitiva. Sem a relação fica impossível criar uma intervenção que funcione em todos os níveis de desenvolvimento. Essas crianças precisam de apoio para desenvolver esse sinal emocional e ligar com os sinais sociais, que são imprescindíveis para o desenvolvimento da terapia.
No meu trabalho terapêutico procuro ligar essa prática, sem logicamente esquecer que essas crianças também necessitam de estímulos cognitivos e sensoriais para um completo tratamento.  E esse tratamento pode ser feito, e deve, com o apoio dos pais na prática diária.

3 comentários:

Adriana Fernandes disse...

Show! Amo acompanhar seu blog, querida! Beijão com saudade! Dri

Adriana Fernandes disse...

Show! Amo acompanhar seu blog, querida! Beijão com saudade! Dri

Unknown disse...

Concordo plenamente Paty!O envolvimento dos pais é essencial para o sucesso do tratamento. Um grande abraço,

Renata

Quem está brincando, você ou a criança?

Quem está brincando, você ou a criança? Os interesses da criança são a chave e é assim que tudo se inicia no Floortime, componente do m...