terça-feira, 16 de setembro de 2014

Processamento Visual !!!

Refletindo dentro do processo do desenvolvimento infantil, necessitamos lembrar que a integração da visão com outros sentidos e essencial  na construção emocional das nossas crianças. Uma criança de um ano de vida necessita entender aonde ela e os outros estão no espaço, já que no momento, ela começa a navegar no mundo sozinha. A visão e o centro de muitos dos gestos que ela vai usar para sinalizar o que ela quer e aonde ela vai, como por exemplo; apontar , segurar a mão de seus pais e leva lo ate a porta. Suas ações talvez comecem com algo que ela vê ou mesmo algo que ela sabe em seus arquivos de imagem a levando aos primeiros atos de solução de problema ( nível muito importante e desafiador no autismo) Nesse estagio as emoções estão com toda forca, ate porque mesmo antes das palavras serem usadas as crianças vão discriminar sequencias emocionais , baseada no que elas veem , escutam para leva las ao que esta seguro , aprovado ou mesmo aceito, E A CONSEQUENCIA desse estagio e o aprendizado da previsibilidade dos comportamentos vindo dos outros. E quando previmos o que nos espera , o mundo fica bem mais tranquilo e o aprendizado vem cheio de estímulos positivos equilibrando nosso emocional. Algumas crianças que enfrentam dificuldade nessa integração, e um pobre controle do comportamento corporal no espaço, são desafiadas diariamente  de  achar os objetos desejados ou mesmo as pessoas no espaço visual,  o que muitas vezes as levam ao um estresse minimizando  ou maximizando os movimentos e criando uma fixação para alinhar tudo que encontra.
Ainda dentro dessa dificuldade visual e espacial para organizar as respostas sensoriais e cognitivas, nossas crianças tendem a ter dificuldade na práxis motora, na hora sequenciar dentro do espaço  as coisas que idealizam. Vale salientar que a informação visual e que vai dizer a mente como pensar e relacionar, e o corpo a se mover , criando um elevado nível do pensamento do espaço visual. Tudo isso vai compor o comportamento que e o resultado das nossas experiências com o mundo.  O que eu acredito enquanto profissional, e que no  desenvolvimento infantil a criança necessita reconhecer experiências e esta pronta para responder , guiada pelos seus interesses e necessidades  e as experiências das respostas visuais resultam na estabilização emocional.  Validar as funções executivas e super importante, porem reconhecer as dificuldades também!!  Então, antes de criarmos planos cognitivos e comportamentais, deveríamos refletir que as necessidades sensoriais são muitas vezes  responsáveis  pelas dificuldades de compreensão das informações do ambiente, resultando em um desinteresse da criança pelos estímulos cognitivos.



.

Nenhum comentário:

Quem está brincando, você ou a criança?

Quem está brincando, você ou a criança? Os interesses da criança são a chave e é assim que tudo se inicia no Floortime, componente do m...