MAPA
E QUESTIONAMENTO DO DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL
Para avaliar se seu filho atingiu um novo
marco funcional, a resposta deve ser “sim” a todas as perguntas daquele marco.
Se você respondeu “não”, mesmo a uma só pergunta, a criança ainda dominou o
estágio, crianças ainda não dominaram o estagio. Lembre-se, esse mapa é
simplesmente um instrumento visual para chamar sua atenção para aquelas áreas
de desenvolvimento em que seu filho está progredindo conforme esperado e para
aquelas nas quais se pode estar encontrando algumas dificuldades.
Três meses (Estágio 1: regulação e atenção)
·
Seu bebê geralmente demonstra
um interesse pelas coisas à sua volta, olhando para cenas e virando-se na
direção de sons?
Cinco meses (Estagio 2: envolvendo-se em relacionamento)
( Faça perguntas de todas as categorias anteriores mais as novas
perguntas desta categoria.)
·
Seu bebê parece feliz e
satisfeito quando vê sua pessoa preferida: olhando e sorrindo, fazendo sons, ou
algum outro gesto, como mover os braços, que indique prazer ou alegria?
Nove meses (Estagio 3: interage de maneira intencional)
(Faça perguntas de todas as categorias anteriores mais as novas
perguntas desta categoria.)
Seu bebê é capaz de demonstrar o que quer tentando alcançar ou
apontando para alguma coisa, estendendo os braços para ser segurado, ou fazendo
sons especiais intencionais?
Seu bebê responde a pessoas que falam ou brincam com ele, ela
fazendo sons, caretas, iniciando gestos (alcançar), etc.
De 14 a 18 meses (Estagio 4: Organiza cadeias de interações: Solução
de problemas)
(Faça a pergunta de todas as categorias anteriores mais as novas
perguntas para esta categoria)
·
Seu filho (aos 14 meses) é
capaz de demonstrar o que quer ou necessita usando ações, como levar você pela
mão para abrir uma porta, ou apontar para achar um brinquedo?
·
Seu filho (aos 18 meses) é
capaz de orquestrar cadeias de interação mais complexas, enquanto resolve
problemas e mostra o que quer, incluindo coisas como pegar comida, por exemplo,
(ele/ela pega sua mão, leva você ate o refrigerador, puxa a maçaneta e aponta
para um determinado alimento ou garrafa de suco ou leite?)
·
Seu filho (aos 18 meses) é
capaz de usar imitações, como copiar seus sons, palavras ou gestos motores como
partem de uma interação divertida, contínua?
De 24 a 30 meses (Estágio 5: usa idéias –
palavras ou símbolos – para transmitir intenções ou sentimentos)
(Faça as perguntas de todas as categorias
anteriores mais as novas perguntas para esta categoria)
·
Seu filho (aos 24 meses) sempre
responde as pessoas que falam ou brincam com ele/ela usando palavras ou
seqüências de sons que são claramente uma tentativa de transmitir uma palavra?
·
Ele/ ela (aos 24 meses) é capaz
de imitar ações de faz de conta com familiares, como alimentar ou embalar uma
boneca?
·
Ele/ela (aos 24 meses) é capaz
de satisfazer algumas necessidades básicas com uma ou algumas palavras (pode
requerer que o pai diga a palavra primeiro) como “suco”, “abre” ou “beijo”?
·
Ele/ela (aos 24 meses) é capaz
de seguir orientações simples da guarda para satisfazer algumas necessidades
básicas, por exemplo, “ O brinquedo está lá” ou “ Vem dar um beijo na mamãe”?
·
Ele/ ela (aos 30 meses) é capaz
de envolver-se em brinquedos de faz-de-conta interativo com um adulto ou outra
criança (alimentar bonecas, festas de chá, etc)?
·
Ele/ ela (aos 30 meses) – É
capaz de usar idéias – palavras ou símbolos – para compartilhar seu prazer ou
interesses? (“Olha o caminhão!”, por exemplo.)
·
Ele/ela (aos 30 meses) é capaz
de usar símbolos (palavras, figuras, jogos organizados), enquanto brinca e interage
com uma ou mais crianças?
De 36 a 48 meses (Estágio 6: Cria
associações lógicas entre idéias)
(Faça as perguntas de todas as categorias
anteriores mais as novas perguntas para esta categoria)
·
Seu filho (aos 36 meses) é capaz
de usar palavras ou outros símbolos (p. ex. figuras) para demonstrar o que ele/ela
gosta ou não gosta, tais como “que aquilo”, ou “não quer aquilo”?
·
Seu bebê (aos 36 meses) é capaz
de envolver-se em brinquedo de faz de conta, com outra pessoa, no qual a
estória ou drama faça sentido¿ (por exemplo, ele/ela leva os ursinhos para
visitar a vovó e então fazem um grande lanche?)
·
Seu bebê (aos 36 meses) é capaz
de começar a explicar desejos e necessidades (“Mamãe, sair.” “O que você quer
lá fora¿” “Brincar”)? Pode necessitar de ajuda de múltipla escolha ( “O que você
vai fazer, brincar ou dormir?)
·
Seu filho pré-escolar (aos
48meses) pode explicar as razões por que ele/ela quer alguma coisa, ou quer
fazer alguma coisa (“Por que você quer o suco? ”...”Porque estou com sede”).
·
Seu filho pré escolar (aos 48
meses) é capaz de usar ocasionalmente sentimentos para explicar as razões para
um desejo ou comportamento (porque estou feliz/animado/ triste)?
·
Seu filho pré escolar (aos 48
meses) é capaz de envolver-se em dramas de faz de conta interativo com
crianças, bem como com adulto, nos quais há um numero de elementos que se
ajustam logicamente (A criança vai para a escola, faz o trabalho, almoça e
encontra um elefante na volta para casa)?
·
Seu filho pré escolar (aos 48 meses)
é capaz de manter uma conversação lógica com quatro ou mais seqüências de troca
sobre uma variedade de temas, desde negociar alimentos e horários de dormir até
falar sobe amigos ou escola?
Entre as idades de 4 a 7 anos
·
Seu filho está envolvendo amizade
com os colegas, incluindo dias para brincar fora da escola?
·
Seu filho é afetuoso e intimo
com os pais?
·
Seu filho é capaz de negociar
com duas ou mais pessoas ao mesmo tempo (p. ex. ir e vir entre os pais e a mãe
para conseguir dormir mais tarde, ou ganhar mais um biscoito, ou para tentar
convencer dois amigos a jogar o jogo do seu jeito)?
·
Seu filho é capaz de comparar
duas idéias como explicar por que ele; ela gosta mais de um amigo do que de
outro ou de uma comida mais do que a outra?
·
Seu filho é capaz de discutir
como e por que ele; ela se ente de certa maneira?
·
Seu filho é capaz de regular
seus impulsos, seus medos e ansiedades (controlar seu comportamento e acalmar-se
com um pouco de apoio)?
·
Ele/ela está começando a
dominar desafios acadêmicos, como aprender a ler, contar, somar e subtrair e
escrever?
Aos 9 anos
·
Seu filho está totalmente
envolvido em amizades com outras crianças?
·
Seu filho é afetuoso e intimo
com os pais?
·
Seu filho é capaz de lidar com
desapontamento e/ou frustrações nos relacionamentos com iguais e/ou padrões
familiares sem grandes acessos de raiva?
·
Seu filho é capaz de
envolver-se em pensamento relativista (área cinzenta) (p. ex., discutir por que
ele/ela gosta mais de uma criança do que de outra ou está um pouquinho triste,
muito triste, ou muitíssimo triste)?
·
Seu filho está dominando
habilidades acadêmicas adequadas à idade, como ler parágrafos, somar, subtrair
com segurança e passar para multiplicação e divisão e escrever algumas idéias,
em seqüência, em frases organizadas?
·
Seu filho é capaz de regular
impulsos, medos e ansiedades e sentir-se bem consigo mesmo (a) a maior parte de
tempo?
Aos 12 anos
·
Seu filho é afetuoso e intimo
com os pais?
·
Seu filho é capaz de
envolver-se completamente em amizades com iguais e, ao mesmo tempo, capaz de
ter as próprias opiniões sobre si mesmo e sobre os outros?
·
Seu filho esta começando a
formar suas próprias idéias interiores sobre o que é certo e errado, o que
ele/ela gosta e não gosta e o que ele/ela quer fazer no futuro?
·
Seu filho é capaz de pensar
relativamente (área cinzenta) e apesar um numero de fatores para chegar a uma
conclusão (quer seja discutindo uma historia ou seus próprios sentimentos ou
amizades, ou as razoes a favor ou contra uma ação e levando em consideração o
presente, bem como o passado próximo e o futuro)?
·
Seu filho é capaz de
raciocinar, pelo menos um pouco, sobre seus próprios humores e sentimentos e
regular seus impulsos, ansiedades, medos e humores o suficiente para não ser
prejudicado por eles?
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