Se
existe uma área que causa preocupação e ansiedade nos pais são os comportamentos repetitivos das
crianças no espectrum.
Como
podemos parar com as estimulações? Eu diria “NÃO PODEMOS”.
Nós
precisamos entender que há momentos que nossas crianças estão dando o máximo
que podem e que muitas vezes os comportamentos estimulatórios ou repetitivos
muitas vezes são calmantes para suportar o ambiente “over”/ excessivo na qual a
criança está inserida.
Quando
olhamos esses movimentos com lentes de compreensão. Podemos entender o porque
eles precisam desses movimentos e o porque eles tem que fazer esses movimentos.
Para
nós DIR/Floortime, aprendemos a não querer extinguir esses comportamentos antes
de entender a origem, sem generalizar o porque dos flaps, spin, run, etc.
Aprendemos
a fazer desses comportamentos interativos e usá-los para motivar a criança. Até
porque entendemos e sublinhamos as questões sensoriais e integramos com a
criança dentro desses comportamentos, eventualmente nós podemos remediá-los e
movê-los dentro da escala do desenvolvimento, eliminando as necessidades dessas
estimulações individuais.
Uma
mãe me falou uma vez “...não importa o que eu removia do espaço, meu filho
acharia e começava a balançar na frente dos olhos”.
Depois
de um tempo eu comecei a fazer e a minha visão ficava tão focada que o que
estivesse ao meu redor desapareceria em instantes e ai eu comecei entender o
meu filho!
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